domingo, 30 de maio de 2010

Conversando com meus alunos

Semana passada tive uma conversa com meus alunos. Tentei fazer com que eles observassem o quanto são crueis ao discriminarem uma pessoa. Minha conversa começou com um exemplo pessoal. Disse a eles que se eles me encontrassem na rua, numa boate, numa festa, talvez iram debochar de mim ou rir; pois estou acima do peso. Sei que isto não acontece (ou acho que não aconteça) porque eles me conhecem, gostam de mim e acima de tudo me respeitam. O respeito é a chave fundamental. Gostaria que todos pudessem ter uma relação harmonioza independente da sua cor, credo, tamanho, opção sexual e etc. Fiquei quase 50 minutos citando algumas situações nas quais eu passei que não eram nada agradáveis.

-Será que uma pessoa pede de presente de Natal 20 kg em um ano?

Esta foi a pergunta silenciou toda a sala.

- Será que realmente eu peço ao coelhinho da páscoa para ficar gorda igual e ele?

´ Claro que não. E eles sabem que muitas coisas a genética influencia. Quem não teve uma amiga que come um pacote de biscoito Trakinas diariamente e não engorda nada? Claro que todos tem seu exmplo. Eu tetno me controlar ao máximo. Como todo bom ser humano, persisto, insisto e resisto para controlar o meu peso. Acreditem a tarefa não é fácil. Tenho muitas quedas mas também tenho muitas vitórias. Passei para eles a minha realidade e indaguei se eles tinham alguem na família que fosse acima do peso normal. É claro que a maioria levantou o braço. A pior pergunta veio em seguida:

- Vocês gostam dela? Mesmo sendo gorda? Como pode? Vocês não zoam?

Não sei se surtiu muito efeito. Meus adolescente são empolgados quanto aos gostos, à música, a vida... Mas não gostam de serem questionados. Eu fiquei sem resposta e comecei a aula. Espero que tenha dado um bom resultado.

Um comentário:

  1. Todos tem essa fase de preconceito, embora seja ridículo, faz parte, não adianta querer fazê-los refletir, eles não vão raciocinar (ainda) as coisas que voce disse. Não adianta nos preparar, pois a vida segue um curso, e você aprende o que é certo e o que é errado nesse curso. Somos forçados a acreditar em realidades que nem sempre são verídicas! Não estou dizendo que e o seu caso, entendo perfeitamente o que você diz, mas as vezes, você tem que deixar que nós ( os alunos) mesmos entendamos isso, que o preconceito éer ruim e etc... Nós todos temos tendência a só acreditar em um fato, quando ele nos afeta de algum modo, e as vezes isso é preciso levarmos uma dura da vida, é melhor tomarmos lições de moral de nós mesmos! Não estou falando que em qualquer situação ou qualquer assunto seja assim, pois existem assuntos no qual precisamos de um auxílio!! Deixe que o rio da vida siga seu percurso natural, intervenções no caminho nem sempre são necessárias e benéficas!! Espero que você entenda o que eu quis dizer com essas palavras chulas!

    by: Btt

    ResponderExcluir