sábado, 11 de dezembro de 2010

Um ano que vai e um ano que vem

Esse ano de 2010 foi uma lenha! Terminei um relacionamento, voltei a morar com minha mãe, ganhei 3 empregos novos e de quebra uma paixão avassaladora que quase me derrubou! Adaptar-me a tudo isso foi uma obra de Igreja, ou seja, foi demorado e custoso. Não me lastimo por ter vivido pois sei que diante de todas as dificuldades eu consegui vencer muito. Tive apoio de amigos muito queridos, tive ajuda de pessoas totalmente novas, consegui empregos onde menos eu esperava e com pessoas que acreditaram no meu trabalho. Hoje me sinto realizada. Sei que tenho muito a conquistar, afinal a vida é feita de fases. Sei disso! Acredito que posso vencer cada vez mais. Me sinto uma vencedora: resistente, persistente e insistente... Sou eu!
Beijos a todos
Ana Paula Cruz

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Voltando ao meu normal... pelo menos eu acho que sim!

Depois de passar pelo olho do furacão e me ver completamente apaixonada, chorando pelos cantos, enlouquecida, com olheiras etc. Posso dizer que voltei ao meu normal. É claro que os sintomas ainda estão presentes mas sinto cada vez menos a falta do objeto almejado. Isso quer dizer que estou me curando? Acho que sim! Sou forte, né? Diante de tantos encontros e desencontros com o ser humano posso dizer que estou aqui sem nenhuma sequelas. Isso é importantíssimo!
Pra quem vive a vida com tanta intensidade como eu, e já se viu apaixonado (a), aqui vai um conselho:

CUIDE-SE! COLOQUE UMA PEDRA NO SEU CORAÇÃO OU PODERÁ SOFRE IMENSAMENTE....

Mas sempre vale a pena viver, concordam? Eu sempre digo: " Se está difícil viver com as duas pernas, corta uma e vira Saci."

Quero ver você reclamar da vida sendo um personagem folclórico, pretinho, de cachimbo, toquinha e uma perna só!" Fala sério, né? O ser humano reclama demais. Falo de todos, incluindo a mim mesma! risos

Um super beijos a todos!
FUI

Ameixinha

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CORAÇÃO LEVIANO

Hoje tomei mais um sacode da vida. Deixei o meu coração se apegar a outro alguém e agora estou aqui sofrendo aos poucos. Aos poucos deixando de lado o baixo astral. Enquanto não melhoro fico pensando como posso depois dos 20 e muitos parecer uma adolescente? Acho que essa pergunta vou fazer ao terapeuta. Afinal a consulta serve para isso. Enquanto a terapia não chega eu estou corrigindo provas e fingindo que a dor está indo embora. De tanto fingir pode ser que em algum momento eu acredite, né?
Beijos todos e boa semana!
Fiquem com DEUS

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fé na MPB

Vocês já repararam como a palavra FÉ aparece na música brasileira? É preciso ter fé sempre! Um dia quero gravar um disco chamado a Minha Fé!

ANDAR COM FÉ - GILBERTO GIL
"Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olêlê!
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Olálá!..."

NUNCA PARE DE SONHAR - GONZAGUINHA
"Ontem um menino que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será"


TENTE OUTRA VEZ - RAUL SEIXAS
"Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha em fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!..."

FÉ CEGA, FACA AMOLADA - MILTON NASCIMENTO
"Agora não pergunto mais pra onde vai a estrada
Agora não espero mais aquela madrugada
Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser faca amolada
O brilho cego de paixão e fé, faca amolada"

Serão músicas que retratam a fé do povo brasileiro em suas canções. Será um disco para todas as crenças. É somente preciso ter fé!

Beijos a todos

segunda-feira, 28 de junho de 2010

EU ODEIO A EDITORA GLOBO

Eu odeio a editora GLobo. Eles enganarama minha mae. Estou chocada. O pior é vê-la enlouquecida ao telefone com os antendentes incompetentes. Arf
Detalhe: os caras são ridículoe desligam o telefone na cara dela!
Eu mato um, ainda!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

SOM DA BOLA DURANTE A COPA

SOM DA BOLA traz sucesso do esporte do bretão, mostrando que o futebol e a música batem uma "bola redonda". Além de temas das Copas do Mundo, teremos canções como "Fio Maravilha", de Jorge Ben Jor; " Aqui é o país do futebol", de Milton Nascimento e Fernando Brant. O grupo toca toda 4a. feira na Chperia Brazooka, na Lapa. No dia 15 de junho, as 13h o grupo estará no Teatro Odisséia tocando na abertura do Jogo do Brasil. É a FEIJOADA DO FUTEBOL, com o grupo SOM DA BOLA!! A entrada é franca. Vamos assistir juntos?!
O grupo é formado pelo quarteto TRÊS NA LINHA E UM NO GOL: Marcelo Sant´Anna (violão e voz); Ana Paula Cruz (flauta e voz); João Di Sabbato (bateria e voz); Rodrigo Sebastian (baixo e voz)

NÃO PERCAM!

SOM DA BOLA DURANTE A COPA

domingo, 30 de maio de 2010

Conversando com meus alunos

Semana passada tive uma conversa com meus alunos. Tentei fazer com que eles observassem o quanto são crueis ao discriminarem uma pessoa. Minha conversa começou com um exemplo pessoal. Disse a eles que se eles me encontrassem na rua, numa boate, numa festa, talvez iram debochar de mim ou rir; pois estou acima do peso. Sei que isto não acontece (ou acho que não aconteça) porque eles me conhecem, gostam de mim e acima de tudo me respeitam. O respeito é a chave fundamental. Gostaria que todos pudessem ter uma relação harmonioza independente da sua cor, credo, tamanho, opção sexual e etc. Fiquei quase 50 minutos citando algumas situações nas quais eu passei que não eram nada agradáveis.

-Será que uma pessoa pede de presente de Natal 20 kg em um ano?

Esta foi a pergunta silenciou toda a sala.

- Será que realmente eu peço ao coelhinho da páscoa para ficar gorda igual e ele?

´ Claro que não. E eles sabem que muitas coisas a genética influencia. Quem não teve uma amiga que come um pacote de biscoito Trakinas diariamente e não engorda nada? Claro que todos tem seu exmplo. Eu tetno me controlar ao máximo. Como todo bom ser humano, persisto, insisto e resisto para controlar o meu peso. Acreditem a tarefa não é fácil. Tenho muitas quedas mas também tenho muitas vitórias. Passei para eles a minha realidade e indaguei se eles tinham alguem na família que fosse acima do peso normal. É claro que a maioria levantou o braço. A pior pergunta veio em seguida:

- Vocês gostam dela? Mesmo sendo gorda? Como pode? Vocês não zoam?

Não sei se surtiu muito efeito. Meus adolescente são empolgados quanto aos gostos, à música, a vida... Mas não gostam de serem questionados. Eu fiquei sem resposta e comecei a aula. Espero que tenha dado um bom resultado.

domingo, 16 de maio de 2010

Quase desisti!

Educação é tudo!
O professor também!
Valorizar é preciso
Respeito é necessário
Repensar
Educar
Tornar
Viver
Tudo isso machuca muito!
Educação é tudo!
Fora

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cansada!

Hoje acordei e tive vontade de dormir mais uma vez! E de novo! E outra vez! E continuar dormindo....
Dormindo....
Dormindo...

E deixar o dia passar e dormir! Somente isso!

Mas não posso! Então acordei!

Arf

Quero dormir!

sábado, 1 de maio de 2010

Aulas de Música!

People!

Estou dando aulas particulares novamente. Aulas de flauta doce, flauta transversa, teoria musical e história da música!

Quem souber de algum amigo (ou inimigo), igreja ou colégio que precise de uma professorinha linda e competente como eu, por favor avisem!

Estou dando aulas na Igreja Batista Memorial da Tijuca e estou adorando! É uma sensação única. Sempre relutei em dar aulas em igrejas mas meu alunos estão me tratando com tanto amor e carinho, que quero mais! Quero ficar viciada neste tipo de relação igreja, aluno e professora (DEUS amarrando tudo isso).

Conto com o apoio e com a ajudinha de todos!

Contato: anapaulacruz6@gmail.com

Beijos a todos!
Fiquem com DEUS

INOCÊNCIA DE VIDA!

Estou pronta pra voltar a vida, mas preciso me cuidar melhor! Achar que todos a sua volta são seus amigos e gostam de você; é um erro que aos 30 anos de idade não posso cometer mais! Infelizmente ainda me vejo em algumas situações complicadas. Me pego acreditando em mentiras, envolvida com seres que deixam a desejar. Será que um dia eu aprendo? Quando? Essas pessoas poderiam vir com um aviso ou com uma marca...rsrsrs
Tragédias a parte, tudo tem seu motivo, sua razão e sua explicação. Eu acredito nisso, Mesmo que eu não saiba, tudo tem seu propósito!
Espero que tudo passe rápido, que a mágoa vá embora e que eu me recupere de tudo sem grandes dores! Feridas da alma doem mais do que as da carne!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

EU VOLTEI! VOLTEI PARA FICAR!

Meus amigos me procuram, o telefone toca, o celular grita... e nada de nada! Ana Paula está internada no seu CTI interior. Me afasto e espero as dores da alma sumirem ou pelo menos fecharem um pouco. Às vezes preciso me desligar para juntar todos os cacos que estão espalhados. Sei que a minha sensibilidade é irritante mas é ela que me faz ser uma musicista brilhante, uma professora brilhante, uma amiga fiel, uma namorada intensa e etc! Eu realmente vivo a intensidade da vida! Intensidade explorada em todos os seus parâmetros, vou do fortíissimo ou pianíssimo.
Assim que me recupero volto ao normal. Me cominico com a vida, com os amigos, com o mundo com todos a minha vida. Não é nada pessoal, é apenas Ana Paula em seu interior. Não me isolo porque desejo mas porque necessito. Necessito chorar, gritar, lamentar, jogar a energia que me machuca fora. Quando volto estou mais forte. Estou feliz. Estou pronta a falar da vida sem rancor, sem mágoas, sem tremulações....
Sou assim! Quem quiser gostar de mim sou assim!

Bem vindo ao meu mundo Ana Paula Cruz

terça-feira, 27 de abril de 2010

Adolescente em missão de me levar a loucura!

O quê fazer quando passamos um trabalho com 15 dias de antecedências, entregamos todas as perguntas e mesmo assim os alunos insistem em não trazerem os material de pesquisa?
A quantidade de notas baixas me frustram. O descaso com a própria educação me enoja. Às vezes penso em desistir, afinal se eu estive estudando engenharia química (pós, mestrado e cursos de aprimoramento...) o dinheiro estaria cainda na minha cama todos os dias! Ai meu carro zero! Ai minha casa própria! Ai minhas dívidas... Ai! Ai! Ai!

O pior é que eu gosto de dar aulas! Arf

Bjs a todos!

Malandragem dá um tempo!

A quantidade de gente esperta nesse mundo me assusta. Não sei se eu estou mudando ou se isso acontecia e eu não percebia. Talvez as duas coisas. Essa semana fui convidada para ir a um peça de teatro. Preço de amigo, sabe? Mas como pagar preço de amigo na peça de teatro de um "amigo" no qual eu empresto dinheiro, dou aulas gratuitas em seus cursos e outras coisinhas mais? Eu fiquei me sentindo meio boba. Esperava pelo menos um convite de cortesia. Pelos menos isso seria o que eu faria, né?
Bem, temos na vida amigos e amigos. Talvez seja o momento de rever algumas amizades,né?
Acho que a velhice dos 30 anos está me deixando mais exigente ou a psicanálise está me levando a loucura total. Salve FREUD!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Joelho Novos

Estou numa sinuca de bico. Meus joelhos estão falhando... Arf! O médico me disse que rompi o menisco. Isso tem me tirado o sono! Tirado o sono mesmo! Estou precisando de joelhos novos. Alguém tem um para me dar? Bjs

Me leva!

Quando eu me for
Quero ver a alegria das flores
Quero ver o vento parando de soprar
Só quero ter a certeza de que Deus vai ma levar!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

ÁGUA!

Como pode a fonte da vida causar a morte? Como pode a chuva que nos dá o alimento que comemos, que é mais da metade do nosso corpo ser algo tão ameaçador?
Diante de tais eventos eu me calo! Não consigo ver as nptícias no jornal!

- São apenas 93 mortos.

Apenas? Como assim? Até os jornalistas estão ficando loucos e sem piedade da dor alheia! Ver uma pessoa chorando porque toda a família se foi soterrada é deprimente. Minha alma se entritesse demais!

Espero que todos os meus amigos estejam bem e que nada a mais aconteça com o Rio de Janeiro.


Bjkas a todos!

DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS! AMÉM

sábado, 3 de abril de 2010

furacão katrina!!

É preciso estar atento e forte!

Pois é meus caros, a vida não está facil para ninguém. Eu estou no meio do "olho do furacão" e vou dizer uma coisinha:
- Não é legal!
Esse papo de "o que não mata te fortalece", " a vida é assim mesmo", "você está passando por um momento"... Já está me pertubando o saquinho. Ele está completamente cheio. Não sou nem Papai Noel. Enfim, vou levando a vida, encaminhando tudo e pedindo a Deus para me carragar no colo!

Desejo a todos Feliz Páscoa!

Bjitos e até mais!

quinta-feira, 25 de março de 2010

3.0! ´E um carro zero km!

Nesta sexta feira estou ficando mais nova. Vou ser um carro novo, 3.0! Não sei o que fazer mas é necessário comemorar o dom da vida!
Salve, salve, salve todos aqueles que tem vida!

Valeu Dindo
Valeu Celso
Valeu Lua
Valeu Primo Igor
Valeu Spilman
Todos os aniversariantes FELICIDADES

domingo, 14 de março de 2010

CHORINHO DE ANA!

O fim de semana é um dos momentos mais complicados para mim! É quando paro! E parar é tenso! É quando a sujeira do tapete aparece, quando as feridas sangram, quando o ser encontra em si o toque de viver. É somente você! Sendo assim, este fim de semana entrei em colapso... Chorei, chorei, chorei... Quanta água. Senti-me um rio de emoções. Lavei a alma, o espírito, o corpo e o coração. A melancolia entrou em mim e ficou por algum tempo.

Nestes momentos prefiro ficar em flauta solo, em alma solo, em vôo solo... “Solamente” Ana! Eu não consegui. Liguei para alguns amigos em prantos e me descobri sozinha. Afinal, como diz o ditado budista “nascemos e morreremos sozinhos”. Alguns gritaram comigo, outros pediram para ter calma, outros nada disseram; e ao final de todos os telefonemas (foram três) fui tomar banho e terminar meu rio de lágrimas.

“Ah quantas lágrimas eu tenho derramado, só em saber que não posso mais reviver o meu passado...” Adormeci orando a DEUS, Todo Poderoso, a oração do Pai Nosso. A tempestade que vivo me parece maior do que posso suportar, mas mesmo assim ergo meu ser e me ponho a navegar nesse mar revolto da vida.

- Nada de deixar a vida te levar. Nada disso! – fala meu lado racional.

Em alguns momentos não sei se tenho fé. Segundo Pascal, nos momentos em que não se tem fé, o melhor a fazer é fingir até que ela retorne. A minha está em algum lugar dentro de mim. Sei que existe e vou achar. Se alguém está passando por um momento de provação de sua fé, de descrença em Deus e em si mesmo, leia o Salmo 37, 3-6:

“ CONFIA NO SENHOR E FAZE O BEM; HABITARÁS NA TERRA, E VERDADEIRAMENTE SERÁS ALIMENTADO. DELEITA-TE TAMBÉM NO SENHOR, E TE CONCEDERÁ OS DESEJOS DO TEU CORAÇÃO. ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR; CONFIA NELE, E ELE O FARÁ. E ELE FARÁ SOBRESSAIR A TUA JUSTIÇA COMO A LUZ, E O TEU JUÍZO COMO O MEIO-DIA.”

Aos amigos que não acreditam em Deus posso dizer que muitas vezes estou com vocês. A todos que acreditam, eu também estou com vocês. Neste momento meu lado humano grita por socorro. Minha fé está abalada. Mesmo assim durmo com a bíblia ao meu lado. É nas palavras que tento encontro o conforto e a paz! Uma boa semana a todos! Que DEUS esteja com todos vocês. Bjs no coração!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

ESSE FERNANDO REALMENTE É DEMAIS!

"Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo”. É ter humildade da receptividade. Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz. E, quando você errar o caminho, recomece. Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário."
Fernando Pessoa

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

EIS UM CAMINHO!

Um só caminho
um sentido
um sentimento
uma canção!

Um sentido
um destino
uma semente
uma nação!

Eis que há esperança
há crença
há lembrança
há criança.

Ser mais um
É ser sempre um
no meio de todos
no meio a um!

É ser!
ser ninho
ser caminho
um caminho

É aprender a ser
e não ser só
mas ser único!

É ser um só caminho!

Ana Paula Cruz

QUE FOTO É ESSA?


Alô vcs! Eu me pergunto por diversas vezes: " Onde eu estava com a cabeça quando resolvi fazer esta pose?" Se alguém tiver alguma opnião estou acveitando... ok? Escreva-me! Bjs


POLÍTICOS NO BIG BROTHER BY RITA LEE

IDÉIA FANTÁSTICA DA CANTORA E COMPOSITORA RITA LEE

A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas idéias brilhantes,
dignas do seu gênio criativo.
Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu
a seguinte sugestão:
- Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República
trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de
governo..
Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos
ensaiados..
Toda semana o público vota e elimina um.
No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do
país.
Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a
população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos.
Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor
dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisará corromper
empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'.
A idéia não é incrivelmente boa?
Se você também gostou, mande essa mensagem para os amigos e faça
coro pela campan ha:

Casa dos Políticos, já!!!

Rita Lee

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

DARWIN ESQUECEU DE DIZER QUE EVOLUIR É COMPLEXO! QUE SITUAÇÃO!

Bom dia a todos. Eu, Ana Paula, vulgo Ameixinha, mais uma vez tenho que afirmar que meus sentimentos sabotam a minha razão. Fico frágil, vulnerável e inconsciente quando os sentimentos vem a tona. Será que é pelo fato de estar envolvida com as artes?! Sabe aquele papo eterno:
- Você é uma artista! É sensível!
- Não fica assim, todos os artistas são assim mesmo.
Arf! Fico perplexa o quanto a minha "veia artística" me deixa sensível para lidar com as questões mundanas! Até quando irei cair em tentações?! Crescer e amadurecer faz parte da evolução humana. Eu sei! Porém, tal de Darwin esqueceu de mencionar na Teoria da Evolução o quanto é traumático evoluir, mudar, reconstruir e etc. Ele deveria ter colocado um adendo:
" Para pessoas sensíveis (como Ana Paula Ameixinha) o trabalho será mais doloroso."
Eu sei que sou melodramática! Sei mesmo! Neste momento da minha vida, com esta idade não sei fazer diferente.
Estive apaixonada por um ser humano que não merecia minha atenção. Corri, sofri, chorei, lamentei, implorei... Até que um dia cai em mim, em si, em dó, em ré, ou seja, em todas as notas musicais. O calor das emoções me deixavam cega. Conscientemente eu sabia que estava errada. Sabia sim! Eu me sentia como uma chocólatra dentro das Lojas Americanas em plena Páscoa. Não conseguia resistir.
Ainda bem que não há males que duram para sempre. Percebi que fui curada deste veneno tão gostoso. Encontrei o ser humano! Conversamos durante três horas e no final levantei e fui embora. FUI EMBORA! Sem ataques do coração, sem arritmias, sem desmaios, sem nada! Fui curada. Me senti feliz e plena. Me senti confortável com minha posição. Recuperei um pedaço de mim. Tenho dignidade.
Tenho que confessar que muito da evolução da Ana Paula que vos fala, tem um quê de terapia envolvida. Ainda bem! Imagine só vocês ficar caindo e se traindo sempre?! Que horror. Ainda bem que evoluímos. Ainda bem que superamos tudo. A grande verdade é que somos mais fortes do que pensamos.

Beijos


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A IMAGEM É TUDO?!

Bom dia a todos! Esta é a minha primeira postagem e por isso escolhi um tema que há muito me incomoda: o culto ao corpo. Na verdade o culto a imagem. Será que existe a imagem correta? A imagem certa? A melhor imagem?
Eu sou professora de música e dou aula para adolescente. É neles que mais vejo a crueldade da estética e do culto ao corpo. Há uma concorrência desvelada entre as meninas. A estética, o corpo perfeito, a "bunda" correta, o cabelo certo; é mais importante do que a personalidade e conteúdo que a pessoa carrega. Entre os meninos a crueldade é a mesma.
Uma vez tive a infeliz surpresa de um aluno me perguntar se ele deveria ser amigo de uma menina "balofa". "BALOFA"! Essa foi a palavra que ele utilizou. Eu me senti, constrangida, violentada e magoada. Claro que o insulto não se referia a minha pessoa, mas não posso ignorar o meu passado de adolescente super obesa. Não posso esquecer os vários insultos que tive que ouvir e calar. Não posso e nem devo observar esses fatos sem que isso mecha com a minha alma. No fundo ainda me sinto magoada. E quando percebo que em pleno século XXI, na era da internet, da tecnologia; as pessoas continuam ferindo umas as outras por não serem o que esperam, sinto repulsa, nojo, enjoo... Arf! Deixando as minhas mazelas de lado e voltando ao assunto, eu perguntei ao meu aluno:
- Tem alguém na sua família que é gordo?
- Sim. professora.
- E você gosta dessa pessoa? Você deixaria de gostar dela porque é uma balofa?
- Eu nunca deixaria de gostar da minha mãe. Ela é minha mãe, ?
- Pois é! Ela já foi criança, menina e adolescente. Agora ela é mulher e mãe. Você gosta dela independente da imagem corporal?
- Claro!
- Então você já tem a sua resposta. Você é capaz de gostar de uma "balofa" porque aprendeu a amar e respeitar antes de ver a imagem, a casca. Você já percebe a alma. Você percebe o conteúdo. Espero que continue assim. Aliás, você gosta de mim? Eu sou uma "balofinha, não é?
- Você é a melhor professora que eu já tive.
- Mas se eu não fosse sua professora, e te conhecesse em outra situação talvez você teria a menor vontade de falar comigo porque sou gorda,
não é? Que pena! Eu sou tão legal!
- É mesmo! Valeu, "tia Ana Paula". indo.
Eu fiquei congelada por um tempo pensando se a minha atitude foi correta ou não. Talvez, naquele momento eu tenha colocado todos os meus traumas da juventude nas costas de um adolescente. Passado os pensamentos conflitantes, entre o "eu - professora" e o "eu - mulher", me recompus deste momento e fui dar aula. (Não preciso dizer que esse foi o assunto da semana na terapia!)
Passou um mês e esse mesmo garoto veio até a mim e agradeceu por eu ter incentivado a fazer o correto. A tal "balofa" virou a namorada dele. Não disse uma palavra. Sorri e fui embora.